Plantão 24 horas - (11) 99656-7120

Terapia Individual

A Terapia Individual utilizada na Clínica Terapêutica Family tem como objetivo não só tratar da doença da adicção propriamente dita, mais também transtornos mentais como,depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobia social, TOC, agressão sexual, esquizofrenia e outras. Para isso são aplicados alguns métodos como:

Terapia cognitivo-comportamental (T.C.C)

É uma forma de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. Ela abrange métodos específicos e não-específicos (com relação aos transtornos mentais) que, com base em comprovado saber específico sobre os diferentes transtornos e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seus pensamentos, emoções e comportamentos, têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados.

Tais técnicas perseguem objetivos concretos e operacionalizados (ou seja, claramente definidos e observáveis) nos diferentes níveis do comportamento e da experiência pessoal e são guiadas tanto pelo diagnóstico específico do transtorno mental como por uma análise do problema individual (ou seja, uma descrição das particularidades do paciente. Nesse contexto representa um papel importante uma análise aprofundada dos fatores de vulnerabilidade (predisposições), dos fatores desencadeadores e mantenedores do problema. A combinação dessas duas vias permite atingir um relativo equilíbrio entre o método padronizado (determinado pelo diagnóstico) e as características individuais do paciente (que determinam a análise do problema).

A terapia cognitivo-comportamental encontra-se em constante desenvolvimento e exige de si mesma uma comprovação empírica da sua efetividade.

A terapia cognitivo-comportamental possui tanto técnicas da terapia cognitiva como da terapia comportamental e quando usada junto com a medicação adequada, prescrita por um psiquiatra, tem se mostrado a técnica mais eficaz no tratamento de vários transtornos como depressão e esquizofrenias.

Terapia Racional Emotiva Comportamental (T.R.E.C)

Através da terapia Racional Emotiva Comportamental buscamos tratar fatores com,as adversidades ou os eventos ativadores, o nosso sistema de crenças e as avaliações que fazemos dos acontecimentos e as consequências que podem ser Comportamentais ou Emocionais. 

As situações pelas quais passamos em nossa vida muitas vezes geram sentimentos como raiva, depressão, ansiedade, culpa e medo ou comportamentos evitativos ou compulsivos. Pode parecer muito lógico e natural, à primeira vista, seja uma consequência de, quando na verdade são nossas avaliações e crenças sobre os acontecimentos que geram. Não são os eventos em si que nos deixam tristes, mas sim o modo como processamos internamente esses eventos, ou seja, nossa interpretação das situações podendo levar o indivíduo ao uso de substâncias psicoativas afim de amenizar tais problemas.

A TREC afirma que sentimentos perturbadores e comportamentos destrutivos são frutos de crenças irracionais que distorcem a nossa percepção da realidade e nos fazem reagir de maneira inadequada.