Plantão 24 horas - (11) 99656-7120

 

Quem Somos

A Clínica Terapêutica Family é uma instituição pioneira especializada na recuperação de indivíduos com dependência do álcool e outras drogas, sempre participando da construção de uma nova maneira de viver de homens portadores desta doença, a dependência química.

A Clinica Terapêutica Family conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar para não só oferecer o tratamento em si, mais o bem estar de nossos pacientes, mostrando que é possível ter uma vida com qualidade sem o uso de substâncias.

A proposta inicial é acolher quem precisa de ajuda para iniciar um processo de desintoxicação, conscientização e reinserção social.

Nossa filosofia de trabalho é fundamentada no programa de Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e de Narcóticos Anônimos além de uma metodologia que a equipe multidisciplinar aplica utilizando técnicas e procedimentos, entre outros da psicologia cognitivo-comportamental, da abordagem sistêmica e de uma visão pedagógica pragmática. Esta visão é aplicada pela equipe composta de médico psiquiatra, psicólogo, educador físico e técnicos especializados em dependências e coordenadores. A equipe de coordenadores e monitores acompanha os residentes em turnos que cobrem às 24 horas do dia. Os técnicos em dependência são especializados na metodologia utilizada e possuem anos de experiência neste trabalho, toda a vivência pessoal intensa do programa de recuperação, atuando nas atividades do grupo de residentes e na abordagem, orientação e comunicação com os familiares dos residentes. O psicólogo é especialista em psicologia clínica.

Missão

Proporcionar um ambiente favorável ao estabelecimento de vínculos de ajuda-mútua para o desenvolvimento da reestruturação biopsicossocial do indivíduo dependente de álcool e outras drogas, de modo a estabelecer a prática do programa de recuperação. A equipe multidisciplinar e o grupo de residentes formam uma rede de apoio que estimula e desenvolve valores, comportamentos e filosofia de vida que estruturarão sua nova maneira de encarar a vida.

Atividades terapêuticas e de conscientização:

• Acompanhamento e planejamento de tratamento individualizado, levando em conta as características biográficas e contingentes de cada residente.

• Acompanhamento e avaliação evolutiva em grupos de ajuda-mútua, e de auto-ajuda, estimulando a interação construtiva entre pares.

• Conscientização sobre a doença da dependência e as necessidades práticas para o seu tratamento.

• Orientação e planejamento perspectivo e de prevenção de recaída de sua reinserção social.

Valores

Nosso lema é: "QUANDO NINGUÉM MAIS ACREDITA, A VIDA RECOMEÇA". Porque, no momento em que acolhemos um recém-chegado, nem ele, nem sua família e nem a sociedade de uma forma geral acreditam que exista vida após as drogas/álcool. No entanto, nós acreditamos e sabemos que a recuperação é possível.